Instituto de Implantologia-Medicina Dentária, Medicina Dentária

Ortodontia

Dentes alinhados e bem posicionados são uma das chaves para a saúde oral de qualquer paciente e para um sorriso bonito e harmonioso. A Ortodontia, como especialidade da Medicina Dentária, visa o diagnóstico, prevenção e tratamento de irregularidades dentárias e faciais. Com o correcto alinhamento dos dentes haverá uma maior estabilidade e distribuição das forças mastigatórias, diminuindo o trauma e aumentando a longevidade das estruturas circundantes, nomeadamente da articulação temporo-mandibular (ATM). O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade, desde que se respeitem ... Leia mais

Prostodontia

Esta área da Medicina Dentária representa uma das mais valorizadas pelos nossos pacientes uma vez que permite a devolução de dentes outrora perdidos e, consequentemente, a estética e a função. São muitas as possibilidades de tratamento que a Prostodontia pode oferecer: soluções fixas ou removíveis, sobre implantes ou sobre dentes, totais ou parciais. Sem dúvida que as soluções fixas são a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos e as razões são várias. Não só permitem uma ... Leia mais

Dentisteria

É a área da Medicina Dentária que permite restituir a anatomia dentária perdida por cárie. A cárie é uma doença oral dependente de vários factores: uma alimentação rica em açúcares, presença de placa bacteriana, alterações da saliva e características dos próprios dentes, entre outros. O tratamento passa pela remoção de toda a estrutura dentária que se encontre cariada. Este procedimento resulta na formação de uma cavidade que é preenchida com um de dois materiais restauradores altamente ... Leia mais

Endodontia

Em situações em que o dente se encontra muito destruído por cárie dentária, fracturas, traumatismos ou desgaste acentuado e em que há comprometimento da polpa (tecido que contém o nervo e vasos sanguíneos do dente), é necessário desvitalizá-lo, para que possa ser mantido na cavidade oral. A desvitalização consiste na remoção da polpa e no preenchimento do(s) canal(ais) radicular(es) com um material estanque que permita a manutenção de um ambiente hermético. Este tipo de tratamento ... Leia mais

Odontopediatria

O acompanhamento especializado desde os primeiros anos é a chave para uma dentição saudável, com uma estética e função adequadas. A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral infantil e tem como principal objectivo a manutenção de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta. As crianças não podem ser consideradas adultos pequenos, necessitando de uma abordagem específica e adequada a cada etapa do seu desenvolvimento. A ... Leia mais

Higiene oral

A consulta de Higiene Oral tem uma valência educativa e preventiva na adequação de hábitos e técnicas à condição específica de cada paciente. O principal objectivo da consulta de Higiene Oral é a promoção de saúde e prevenção de doenças orais, a manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo. As visitas regulares à consulta de Higiene Oral são um factor determinante na manutenção dos seus dentes. Na consulta de ... Leia mais

Oclusão

A oclusão dentária não é mais que a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correcta relação entre os maxilares e ainda um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais - mastigação, fonação, deglutição e estética. A má-oclusão dentária pode levar à alteração de uma ou todas estas funções, bem como em alguns casos, à disfunção têmporo-mandibular. Disfunção têmporo-mandibular no sentido ... Leia mais

Cirurgia e Patologia Oral

Uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária é a Cirurgia Oral. Esta especialidade médica é responsável por todos os actos cirúrgicos relacionados com as extracções de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com lesões de cárie muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inlcusos, entre outros. É também responsabilidade da Cirurgia Oral o diagnóstico precoce de lesões da região da cabeça e do pescoço, como tumores ... Leia mais

Periodontologia

Uma das principais causas para a perda dentária em adultos é a doença periodontal. Este tipo de doença é causado por infecções bacterianas que afectam os tecidos vizinhos do dente, nomeadamente a gengiva e o osso que o suporta. Numa primeira fase as bactérias causam apenas inflamação da gengiva e consequentemente uma gengivite. Se esta situação inicial não for resolvida as bactérias podem também atingir o osso e, nessa altura, causar uma periodontite. A Periodontologia é uma área da Medicina Dentária que se ocupa deste tipo de problemas com vista a erradicação da doença. Para isso, são feitas várias consultas onde se procede inicialmente a um diagnóstico e de seguida a rigorosos e cuidados procedimentos de destartarização e alisamento das raízes dos dentes de forma a remover todas as bactérias que se encontram na sua superfície. Em situações em que a doença se encontra mais avançada pode ser necessário recorrer a pequenas intervenções cirúrgicas mediante a utilização de anestesia local. Os pacientes que apresentam, ou que já apresentaram este tipo de doença, são susceptíveis de voltar a apresentá-la, por isso é fundamental o acompanhamento por clínicos diferenciados nesta área para a realização de consultas de controlo, que evitem que o problema reapareça.